Metodologia

O uso da tecnologia da informação em ambientes virtuais de aprendizagem tem modificado a relação ensino-aprendizagem entre formadores e formandos. Essa modalidade pressupõe a adopção de estratégias pedagógicas que instiguem a participação interactiva, autónoma e colaborativa dos formandos. É neste contexto que o CTEAD proporciona a estrutura apropriada para o planeamento de cursos que utilizam as ferramentas e os recursos tecnológicos, desenvolve conteúdos apropriados para o ensino a distância, além de oferecer todo acompanhamento académico-pedagógico por doutores, mestres e especialistas para esta nova modalidade de ensino.
 
 
O Ambiente de Aprendizagem Virtual – Plataforma Moodle
O Moodle é um software livre que possibilita o trabalho colaborativo entre os participantes. Tem sido largamente utilizado por professores como ferramenta de apoio à aprendizagem por dispor de um conjunto de ferramentas e recursos úteis que facilitam e ampliam as possibilidades de interação e construção do conhecimento em um mesmo ambiente.
A utilização das ferramentas (fóruns, chats, bibliotecas, videotecas, tarefas, lições, glossários e outras) disponíveis no ambiente de aprendizagem não exige nenhum pré-requisito, além dos conhecimentos básicos de acesso à internet e conceitos de postagem de mensagem e envio de arquivos por meio eletrônico (e-mail). A comunicação entre os participantes está fundamentada nesses pressupostos e, portanto, o sistema requer o mínimo de familiarização com suas funções específicas – o que é uma tarefa muito simples e que evolui à medida que os conteúdos e atividades propostas são disponibilizados. Desse modo, a aprendizagem torna-se mais dinâmica, eficiente e produtiva.